Como sabemos o Excel é umas das principais ferramentas exigidas no mercado de trabalho, ao contrário do que imaginamos, por isso saber como fazer uma dashboard no Excel é tão importante. O Excel é um dos programas mais usados por gestores de vários segmentos.
Ele permite além da organização de conteúdos para funcionários, e pode ser otimizado com a adição de um dashboard, mas você sabe o que é um dashboard? Neste post vou te mostrar o que é um dashboard e 3 dicas para você criar o seu de forma rápida e fácil. Vamos começar?
Contents
O que é um dashboard?
De modo simples, um dashboard é um painel de indicadores ou painel de bordo. Ele é composto dos principais indicadores, gráficos e são unidos em uma única tela, com fácil acesso de manuseio e visualização.
Ele permite que informações importantes sobre um assunto sejam apresentadas visualmente. Dessa forma, são painéis que mostram métricas e indicadores úteis para concluir alguns objetivos.
A partir, desse conceito é possível unir diferentes áreas de uma empresa, para facilitar o acesso e a compreensão das informações fornecidas. Criar um dashboard não é difícil e para te ajudar trouxemos 3 dicas poderosas de como fazer isso. Confira a seguir:
Confira 3 dicas poderosas para fazer o seu dashboard no Excel
Os dashboards podem ser usados em qualquer setor da sua empresa, e serve para qualquer objetivo. Criar adequadamente um no Excel propicia a você informações relevantes, rapidamente.
Dessa forma, uma coisa que atrapalha um painel de indicadores é o excesso de informações. Por isso, conheça agora 3 dicas poderosas de como fazer um dashboard no Excel sem erros.
1. Crie seu dashboard no excel em uma única página
Quando um dashboard oferece todas as suas ferramentas em uma única página, é muito mais fácil e rápida a visualização e interpretação de resultados.
E assim, é possível ter acesso a dados e informações necessárias ao alcance dos olhos simultaneamente. Contudo, essa dica da à você mais agilidade durante o processo de análise das informações mostradas.
2. Configure somente os efeitos e imagens necessárias
Inserir informações demais no seu painel pode atrapalhar no resultado das suas funcionalidades. Desta forma insira efeitos e imagens na quantidade adequada que ajude seu dashboard a fornecer um resultado acima do esperado de acordo com suas funcionalidades.
Lembre-se de que os efeitos devem ser leves pois assim ajudará sua dashboard, para que ela não perca seu foco principal. Contudo em relação às imagens, adicione o mínimo possível para que seu painel contenha apenas as informações visuais relevantes e indispensáveis.
3. Crie um alerta
A ferramenta de alerta pode ser configurada para que o responsável pelo dashboard, entre tantos dados informativos, seja avisado quando alguma informação relevante apresente alguma irregularidade. Assim, seu painel ficará mais eficiente com o uso do alerta em seu sistema.
Aplicar essas 3 dicas poderosas na hora de criar o seu dashboard no Excel é eficaz e te ajuda na organização e visualização para que suas decisões sejam tomadas de forma adequada e profissional.
Confira este post de como melhorar o design de suas planilhas de excel.
Gostou deste post? Deixe o seu comentário e me conte como ele te ajudou. Até a próxima!