Planilha com Cara de Site – Ganhe elogios do seu chefe!

Rate this post

A planilha com cara de site é aquela que tem como objetivo ficar parecida com um site, ou seja, não teremos o aspecto de planilha e sim de um site. Sendo assim, ela serve principalmente para que as apresentações em Excel fiquem mais intuitivas, melhores e mais dinâmicas, ou seja, isso permite que o usuário possa interagir com a planilha para obter as informações que precisa.

 

Deste modo, todos os elementos da planilha que são marcantes do Excel não se encontram presentes, então em muitas situações o usuário só de olhar não sabe que isso foi feito no Excel.

 

O que é a planilha com cara de site?

Esse modelo de planilha nada mais é do que uma apresentação em Excel de uma maneira mais profissional para fazer a planilha no Excel e deixá-la com cara de site, mais bonita e assim acabar com aquela visualização de Excel cheio de grades e menus e passamos a ter uma planilha totalmente profissional.

Quando utilizar esse modelo de planilha?

A planilha com cara de site deve ser utilizada sempre que você precisar apresentar uma planilha utilizando diferentes botões e abas para mostrar o seu trabalho para seu chefe. Dessa maneira, o Excel ficará mais simples, intuitivo e mais fácil de navegar.

Sendo assim, ela pode ser utilizada quando o usuário precisa passar a planilha do modelo tradicional que todo mundo conhece com menus, linhas de grade, títulos, entre outras ferramentas, para um design mais profissional onde já não teremos essa cara de Excel.

Além disso, o usuário só precisará clicar nos botões que já criou e eles levaram as abas específicas como se fosse a janela de um site sendo atualizada automaticamente.

Como criar uma planilha com cara de site?

Agora que você já descobriu o que é uma planilha com cara de site e quando você pode utilizá-la, o primeiro passo para começar a transformação é abrir um arquivo em branco para que possamos alterá-lo.

Feito isso vamos ocultar linhas e colunas para delimitar o nosso espaço e começar a deixar nossa planilha. Entretanto, confira abaixo mais algumas dicas essenciais para deixar sua planilha com cara de site e um aspecto ainda mais profissional. Além do mais, ao seguir essas dicas você irá impressionar todos que já estão acostumados com a ferramenta, com elas você irá se destacar na apresentação dos trabalhos. Vamos começar?

Dica 1: Fazer com que o dashboard fique em toda a tela

Para começar vamos criar uma planilha, basta clicar no sinal de + na parte de baixo da área de trabalho do Excel para criá-la. Dessa forma teremos nossa planilha básica que é por onde começamos qualquer planilha no Excel.

Nesta etapa devemos nos atentar ao zoom que está na planilha, você pode localizá-lo no canto inferior da tela. O valor que você deve deixar é 100%. Em seguida, acesse a guia exibir para desmarcar as caixas de Barra de Fórmulas, Linhas de Grade e títulos.

Com isso já notamos uma grande mudança para o Excel que tínhamos anteriormente. Agora vamos até à guia “INSERIR” para criar um retângulo do tamanho de toda a planilha.

Atenção, agora tome cuidado para não arrastar além do tamanho, pois o Excel vai permitir que isso seja feito e vai ativar a barra de rolagem, assim o retângulo ficará maior do que a tela que precisa ser visualizada.

Em seguida podemos ir até à opção que fica à direita da opção minimizar o programa para selecionar a opção “OCULTAR A FAIXA DE OPÇÕES AUTOMATICAMENTE”.

Assim vamos economizar espaço ainda dentro da planilha e vamos ter que arrastar mais um pouco o retângulo para que preencha toda a tela.

Próximo Passo

Após realizar este passo podemos retornar com as opções iniciais de linhas de grade, barra de fórmulas e títulos e assim mostrar as guias e comandos. Podemos também diminuir o zoom para 70% ou 80% para desenvolver a planilha baseada neste tamanho.

Agora você realizará o desenvolvimento do seu dashboard dentro deste espaço separado para que quando retire tudo o que já retiramos anteriormente seja possível enxergar todas as informações em toda a tela sem a necessidade de ter espaços em branco atrapalhando.

Dependendo do tamanho da tela que você esteja utilizando o tamanho desse retângulo também pode variar, sendo assim, não é necessário se basear na coluna e linha que você tem no momento e sim nos passos que você seguiu até agora.

Por exemplo, vamos imaginar que estamos utilizando uma tela de notebook, saiba que o tamanho do dashboard já é mais esticado ao invés de assemelhar a um monitor quadrado, por exemplo.

Assim, com essas configurações você já terá o modelo de tamanho que precisa para organizar suas informações e fazer com que todas fiquem à mostra sem cortes no momento da apresentação.

Dica 2: Ícones do Excel

Nossa próxima dica é muito útil, pois permite que as apresentações sejam mais profissionais do que somente com o uso de dados do Excel.

Com a ferramenta “ÍCONES”, que é encontrada facilmente na guia “INSERIR” na aba de ilustrações, é possível que você insira ícones que estejam ligados ao que você apresentará sem que seja necessário o uso de imagens de outras fontes como a internet, por exemplo.

Ao escolher essa opção você terá centenas de opções de ícones para incluir no seu dashboard e deixá-lo com um aspecto ainda mais profissional.

São inúmeros ícones que o usuário pode escolher para incrementar o seu dashboard e ainda tem a opção de escolher entre categorias para simplificar a busca do que necessita.

Além disso, a opção de ícones é muito utilizada, pois o usuário ainda pode alterar o tamanho dessas imagens dentro do Excel sem perder nenhuma qualidade, isto é, não será preciso procurar imagens diferentes na internet para se adequar ao tamanho necessário.

Vantagens

Outra vantagem da ferramenta “ÍCONE” é que como a imagem é do próprio Excel você tem a possibilidade de formatá-la na guia “FORMATO DO GRÁFICO”. Sendo assim, é possível alterar o preenchimento, bordas, cores, e tudo o que fazemos em uma imagem no programa.

Desta maneira conseguimos mudar esses ícones da mesma maneira que fazemos com imagens e formas do Excel e posteriormente até combiná-las com alguma outra imagem caso seja necessário.

Por isso, essa é uma ótima oportunidade de combinação para mostrar melhor o ícone, lembrando que tudo irá depender da aplicação e necessidade do usuário.

Com essa opção você pode complementar ainda mais sua planilha para deixá-la com cara de site realizando todas essas formatações nos ícones e nas formas que já existem no próprio programa.

Outra opção que pode ser utilizada dentro da parte de formas e ícones é a ferramenta dos alinhamentos.

Essa ferramenta permite que o usuário alinhe as formas de maneira eficiente sem a necessidade de realizar isso manualmente, dessa forma é muito mais simples ajustar a sua planilha com cara de site para que ela fique espaçada corretamente.

Como você viu, neste texto foi possível aprender dicas para otimizar a sua planilha e deixá-la com cara de site, com essas dicas você ganhará elogios do seu chefe e ele não dirá que ela foi feita no Excel, pois não terá as ferramentas ou os visuais comuns do programa.

Se você gostou dessas dicas, basta pegar aquela planilha e dar uma cara de site para ela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *