Planilha de Gastos – Finalmente Expert ensina a como fazer!

Rate this post
A planilha de custos é uma das melhores ferramentas para controlar os gastos e saber exatamente onde a sua empresa pode economizar. Ela é uma opção rápida e fácil para organizar todas as contas da sua empresa. Planilha de Gastos Para os profissionais que trabalham com administração, saber como criar uma planilha de gastos é praticamente uma obrigação. Ao usar essa ferramenta você pode montar o seu documento de forma simples com todas as informações que sua empresa precisa. Então neste post separei um passo a passo para você possa aprender a fazer a sua planilha de gastos. Então, vamos começar?

O que é a planilha de gastos?

Planilha de Gastos - Dúvida A planilha de gastos nada mais é do que uma forma de organizar suas despesas e, fazer uma soma de todos eles, de forma que você entenda melhor onde o seu dinheiro está sendo gasto. A planilha de gastos surgiu para substituir o velho caderninho de despesas, que ainda está em uso por algumas pessoas. É claro que não existe apenas uma forma de fazer uma planilha de gastos. O objetivo principal de fazer a sua planilha de gastos é ter controle da sua vida financeira. O mais importante é ter tudo reunido, do que apenas não conhecer o fluxo do seu dinheiro. Com as planilhas mais sofisticadas, você pode incluir inclusive as categorias dos seus gastos, de maneira que você consiga obter uma somatória parcial de acordo com o tipo de custo. Dessa forma, você pode gerar um gráfico e visualizar onde mais você usa seu dinheiro como, por exemplo:
  • Moradia;
  • Combustível;
  • Comida;
  • Contas de consumo;
Entre outras. Independente do seu objetivo o importante é começar e obter controle dos gastos seja da sua residência ou empresa. Conheça a seguir 4 benefícios de aprender a fazer a sua planilha de gastos.

Conheça 4 vantagens de fazer a sua planilha de gastos

Como você viu acima a planilha de gastos nada mais é do que um meio para organizar suas despesas e fazer uma soma de todos eles, de forma a compreender melhor suas despesas. Entretanto, fazer o planejamento dos custos é uma prática simples que vai ajudar na sua administração. Então, conheça a seguir os 3 maiores benefícios de uma planilha de gastos e como fazer a sua.

1.     Reduzir custos

A primeira vantagem de uma planilha de gastos é a reduzir custos. Ao usá-la, é necessário anotar todas as despesas que você tem, tanto custos fixos quanto custos variáveis. Dessa forma, você pode cortar custos supérfluos e também diminuir custos extras, além de aprender a como se livrar das dívidas.

2.     Guardar mais dinheiro

Planilha de Gastos - Dinheiro A planilha de gastos pessoais te ajuda não só a sair de dívidas, como também a guardar mais dinheiro. Pois certamente você saberá o quanto entra, o quanto gasta. E ao reduzir custos e sanar todas as dívidas, o dinheiro irá começar a sobrar. Uma boa opção é que você considere esse valor mensal como uma conta importantíssima, que tem que ser paga sempre no início do mês. Dessa forma, torna-se um hábito de um jeito que você nem irá perceber.

3.     Atingir metas

Quando se tem um objetivo a ser atingido, você precisa se esforçar para alcançá-lo. O mesmo aconteça com suas finanças. Para isso, trace uma meta e acompanhe automaticamente quanto ainda pode gastar, garantindo essa economia e vislumbrando, o futuro. Agora que você acabou de conhecer as vantagens de usar uma planilha de gastos é hora de aprender a fazer a sua com as dicas de um expert.

Passo a passo de como fazer uma planilha de gastos:

Confira a seguir um passo a passo de como criar uma planilha de gastos para controlar gastos domésticos ou empresariais.

Passo 1:

Em primeiro lugar, abra o Excel e, vá até à opção “ARQUIVO” do menu principal, selecione “NOVO” para iniciar uma planilha em branco.

Passo 2:

Preencha a planilha criando uma tabela com todos os dados relacionados às suas receitas, salário e investimentos, por exemplo. Você deve inserir também as datas que esses recursos estarão disponíveis em sua conta. Em seguida, crie uma segunda tabela discriminando suas despesas do mês atual, como aluguel, transporte, alimentação, etc. Com as datas desses custos.

Passo 3:

No final de cada coluna ou linha com itens numéricos, adicione uma célula destinada ao valor total, que nesse começo ficará vazia. Selecione também uma célula para que seja calculado o balanço do mês, mais a frente.

Passo 4:

Com às duas tabelas montadas, selecione as células que contém os dados numéricos e, após, na aba “INÍCIO”, escolha a opção “MOEDA”, dentro de “GERAL” para que o Excel entenda que se tratam de valores monetários.

Passo 5:

Nas células destinadas ao valor total, tanto na tabela de custos quanto na tabela de receitas, insira a fórmula “=soma”, sem aspas, e após, escolha as células da mesma categoria que você deseja somar. Por fim, aperte a tecla “ENTER” do teclado para que o Excel some automaticamente o valor das células que você escolheu.

Passo 6:

Na célula escolhida para o balanço do mês, digite o sinal “=”, sem aspas, e escolha com o cursor a célula referente ao total de receitas. Logo após, digite o sinal “-” e clique sobre a célula com o total de gastos. Ao final, tecle “ENTER” para que o programa calcule o balanço mês.

Passo 7:

Após conferir se o valor total está de acordo com os dados, clique duas vezes sobre a aba “PASTA1”, que fica localizada no canto inferior esquerdo da tela, e mude o nome da planilha para o mês referente ao balanço. Por exemplo “fevereiro – 2020”.

 Passo 8:

Para criar uma nova planilha para o próximo mês, basta fazer uma cópia da atual, clicando com o botão direito do mouse sobre a mesma planilha da etapa anterior, em seguida, selecione, a opção “MOVER ou COPIAR”.

Passo 9:

E por fim, selecione a opção “Criar uma cópia” e clique sobre o botão “OK”. Quando o mês seguinte começar, basta apenas preencher as planilhas com os valores referentes a cada categoria, que o Excel realizará o cálculo do balanço mensal de forma automática. Com esse passo a passo ensinado pelo nosso expert você conseguirá fazer a sua planilha de gastos de acordo com a sua necessidade. Se você gostou deste conteúdo sobre como fazer a planilhas de gastos, deixe o seu comentário e me conte como ele te ajudou. Até a próxima!

Veja um exemplo em formato de vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *