Rate this post
A combinação ÍNDICE e CORRESP é pouco explorada pelos usuários do Excel, devido a pouco conhecimento em fórmulas. No entanto, a combinação entre as duas funções te levará a um nível avançado em fórmulas do Excel. Sabemos que o PROCV permite realizar pesquisas com uma única função. Entretanto, o ÍNDICE e CORRESP requer duas funções dentro de uma mesma fórmula. Muitos usuários não estão acostumados com combinações de fórmulas, e acabam desistindo na primeira dificuldade que encontra no momento em que estão tentando juntar funções. Por isso resolvi criar este artigo, onde você aprenderá a utilizar duas funções na mesma fórmula. Primeiramente iremos te mostrar passo a passo da função ÍNDICE, em seguida a função CORRESP, e por fim, a combinação entre as duas funções.
Contents
Principais Motivos para Utilizar a Função Índice e Corresp
Você ainda deve está se perguntando, porque o ÍNDICE e CORRESP é melhor que o PROCV? Depois do que você verá nos tópicos a seguir, entenderá o porque o ÍNDICE e CORRESP é melhor do que o PROCV, abaixo faremos um simples resumo das duas comparações “ÍNDICE e CORRESP; assim como a Função PROCV”.- Você não precisa contar: Com o ÍNDICE e CORRESP, não há mais nenhuma preocupação em contar para descobrir de qual coluna você precisa extrair. Basta selecionar sua coluna de pesquisa e sua coluna de resultados e pronto.
- Você pode inserir colunas com segurança: Com o PROCV, se você inserir uma coluna entre o início de sua tabela e a coluna que deseja referenciar, sua fórmula será quebrada, pois a coluna_indice_numero dentro do seu PROCV não atualizará. Com ÍNDICE e CORRESP, por outro lado, atualiza com segurança, e não importa onde você insira colunas.
- Você pode olhar para trás: Embora o PROCV só permita você olhar para cima de colunas que estão na frente do seu ponto de partida. Não é assim com ÍNDICE E CORRESP, pois você pode puxar de qualquer coluna que você quiser.
Entendendo a Função ÍNDICE
Primeiramente, iremos começar com uma visão geral da função ÍNDICE, pois simplificando ela retorna o valor de um elemento em uma tabela ou uma matriz fornecida pelo usuário, conforme descriminado na sintaxe da própria Função Índice (matriz; núm_linha; [núm_coluna]), e conforme detalhamento específico de cada etapa um dos seus argumentos abaixo: Matriz: Obrigatório. Um intervalo de células ou uma constante de matriz.- Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento núm_linha ou núm_coluna correspondente é opcional.
- Se a matriz tiver mais de uma linha e mais de uma coluna e somente núm_linha ou núm_coluna forem usados, índice retornará uma matriz de toda a linha ou coluna na matriz.
Aprendendo a Função CORRESP
Assim como, te mostramos o passo a passo da sintaxe da Função Índice, agora será a vez da Função Corresp (valor_procurado; matriz_procurada; [tipo_correspondência]), pois a mesma retorna a posição relativa de um item em uma matriz que corresponda a um valor especifico em uma ordem especifica, seguir abaixo o detalhamento de cada um dos argumentos: Valor procurado: Obrigatório. O valor que você deseja corresponder em matriz_procurada. Por exemplo, quando você procura o número de alguém na lista telefônica, está usando o nome da pessoa como valor de pesquisa, mas o número do telefone é o valor desejado. O argumento valor_procurado pode ser um valor (número, texto ou valor lógico) ou uma referência de célula para um número, texto ou valor lógico. Matriz_procurada: Obrigatório. O intervalo de células que estão sendo pesquisadas. Tipo_Correspondência: Opcional. O número -1, 0 ou 1. O argumento tipo_correspondência especifica como o Excel faz a correspondência de valor_procurado a valores na matriz_procurada. O valor padrão para este argumento é 1.Unindo as Funções ÍNDICE e CORRESP
Neste tópico, você aprenderá a unir essas duas funções em uma única fórmula. E a partir de agora, você deixará de utilizar frequentemente a função PROCV. Abaixo a funcionalidade das duas funções juntas: Em Resumo, você aprendeu:- Função Índice.
- Corresp.
- Junção entre Índice e Corresp.