Segmentação de Dados do Excel – Como Aprender de uma vez por toda!

Rate this post
No meio de diversas alternativas disponíveis para examinar uma informação em uma planilha, a segmentação de dados no Excel é uma das melhores opções para filtrar dados de maneira rápida. O recurso usado desde a versão de 2010 do programa, permite que você realize uma filtragem através de botões, assim sua atividade é realizada com agilidade e rapidez. Leia este post até o seu final e aprenda como usar essa ferramenta no seu dia a dia.

O que é a segmentação de dados no Excel?

segmentação de dados
segmentação de dados
A segmentação de dados é um recurso composto por ferramentas que mostram uma série de botões que te permite uma seleção rápida de dados extraídos de uma tabela dinâmica. A sua vantagem em relação ao filtro de relatório da própria planilha é que, enquanto esse filtro indica apenas vários itens, te forçando a abrir uma lista para buscar detalhes procurados. Com a segmentação de dados, através da combinação de botões existente permite que você realize uma identificação precisa do filtro escolhido.

Como inserir a segmentação

segmentação de dados - inserir
segmentação de dados – inserir
Como exemplo, vamos usar uma tabela dinâmica criada a partir de informações sobre a venda de produtos de uma loja. Entretanto vamos usar a segmentação para filtrar dados em relação aos produtos e vendedores. Imagine uma coluna com todos os produtos comercializados. Nas demais colunas serão exibidos os dados das vendas dos produtos como:
  • Preço;
  • Data;
  • Local;
  • Nome do vendedor;
Com a inserção da tabela dinâmica é possível criar indo até a aba “inserir” e escolhendo a opção correspondente, após selecionar a tabela original. Depois de configurar sua tabela, vamos utilizar os campos “produtos”, “preço”, “data” e “vendedor”. Com a visualização do resultado criado por uma tabela dinâmica você tem um resultado prático e parecido com o uso da segmentação de dados. Portanto, você consegue utilizar os campos da tabela dinâmica como filtros. No entanto, a grande diferença entre a segmentação de dados e a tabela dinâmica é que na tabela dinâmica, as opções de uso de dados são diferentes. Dessa forma para realizar um refinamento de dados na tabela dinâmica você arrasta os campos com os dados da tabela que podem ter mais de um filtro ao mesmo tempo. Entretanto na segmentação de dados, o seu funcionamento é como em um filtro normal. Então por mais que você consiga aplicar mais de um critério ao mesmo tempo, eles são limitativos, isso significa que conforme você refine sua busca, aparece apenas os itens selecionados.

Funcionamento da Segmentação de Dados

segmentação de dados - utilização
segmentação de dados – utilização
Para aplicar a segmentação de dados é preciso seguir alguns passos. No começo você deve encontrar o botão de inserção da tabela dinâmica. Ela está disponível na barra de ferramentas, dentro da guia iniciar, depois clique em grupo, filtros. Em seguida será aberta uma caixa de diálogo exibindo o nome das colunas presentes na sua tabela, das quais serão escolhidas as opções desejadas. Agora que você já montou a sua tabela de segmentação para utilizá-la é bem simples. No nosso exemplo, criamos a segmentação de dados para produtos e vendedores. Assim é possível comparar o desempenho de determinados vendedores em relação a cada produto, com a aplicação dos filtros desejados. Para habilitar ou desabilitar um item em uma segmentação, basta clicar sobre ele, para escolher itens em sequência. Contudo, você deve clicar no primeiro item e, ao segurar a tecla “SHIFT”, clicar também no último item. E por fim, para itens aleatórios, clique em cada um deles com a tecla “CTRL” pressionada. Se você gostou de aprender como usar a ferramenta de segmentação de dados no Excel, deixe o seu comentário e me conte como ele te ajudou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *