4 Funções de Contagens no Excel de Forma Fácil e Rápida

Rate this post

Dentro do Excel existem várias funções, que por finalidade são para facilitar a vida dos usuários. E iremos abordar neste post 4 Funções de Contagens no Excel. Sabe-se, que essas funções são de estatísticas, no entanto não são complexas.

Você Aprenderá Definitivamente as 4 Funções de Contagens mais utilizadas do Excel. Em geral as funções do Excel sempre serviram para auxiliar em diversos casos, e essas funções serão para te auxiliar de acordo com a sua necessidade, pois existem projetos trabalhosos em que uma dessas funções se tornará inviável para obter o resultado esperado. No entanto, você terá outras funções que poderá te ajudar de forma mais eficiente.

A função CONTAR.VAZIO possui um objetivo muito claro conforme especificado em seu nome, pois seu objetivo é simplesmente contar o número de células vazias dentro de um intervalo de células. No entanto, sua sintaxe é simples: CONTAR.VAZIO(intervalo), onde o intervalo é um campo obrigatório que representa o intervalo de células em branco que serão contadas, e o seu valor de retorno será numérico.

No exemplo abaixo lhe mostraremos na prática de como utilizar a função Contar.Vazio, onde há uma tabela com 4 colunas, e um campo abaixo onde será mostrado o resultado da função. No entanto, observe que o resultado é 1. Porém só apresentou este resultado, porque a coluna 3 da tabela contem o item 3 em branco.

4 Funções de Contagens no Excel-Contar.Vazio
4 Funções de Contagens no Excel-Contar.Vazio

Para que Serve a Função Cont.Valores

A função CONT.VALORES, conta um número de células que não estão vazias, em um determinado intervalo de dados, pois ela retorna a contagem de células que contêm texto, números, valores lógicos, valores de erro, data / hora e texto vazio (““). Em fim, retorna um valor numérico.

Visto que, sua sintaxe é Cont.Valores (valor1;[valor2];…). E seus argumentos são:

Valor1: Obrigatório, representa os valores desejados para serem contados

Valor2: Opcional, representa os valores desejados para serem contados

Cada argumento pode ser um intervalo, uma célula, um valor, uma matriz de valores ou referências a intervalos de células. Entretanto, só poderá conter até 255 argumentos no MS Excel 2007 ou posterior. E dessa forma, também a restrições nas versões anteriores, pois só podiam lidar com 30 argumentos.

Utilizando a Função Cont.Valores no Excel

Podemos utilizar esta função em diversos projetos pessoais e profissionais, tais como: Contar número de clientes cadastrados, contar número de transações em um determinado período de tempo, contar número de contratos ativos e inativos, e entre outros…

Observe na ilustração abaixo, um exemplo prático de como utilizar a função Cont.Valores, onde há uma tabela com 4 colunas, e um campo abaixo que é mostrado o resultado da função. No entanto, o resultado é 5, devido a existência de linhas preenchidas no intervalo da coluna G9:G14.

4 Funções de Contagens no Excel-Cont.Valores
4 Funções de Contagens no Excel-Cont.Valores

Vamos lá, como utilizar a função Cont.se? 

Primeiramente te mostraremos a sintaxe da função, que é Cont.se (intervalo; critérios). Visto que, você já sabe a sintaxe da função Cont.se, iremos te mostrar detalhadamente como funciona cada argumento exposto no modelo da sintaxe:

  • Intervalo: Representa o intervalo de células que serão contatos com base no critério definido.
  • Critérios:  Representa a informação que se deseja contar no intervalo.

E no exemplo abaixo, uma breve ilustração na prática de como utilizar de forma fácil e rápida esta função. Primeiramente criamos uma tabela, cujo resultado queríamos saber a quantidade de vendas que o Vendedor 1 fez. Contudo, observe que o resultado foi 3, e isto só foi possível porque utilizamos a função Cont.se. 

4 Funções de Contagens no Excel-Cont.se
4 Funções de Contagens no Excel-Cont.se

Mais uma das 4 Funções de Contagens no Excel, a função Cont.ses

Em resumo, esta função é como se fosse o irmão mais velho da função Cont.se, e a mesma tem como finalidade realizar mais de um argumento. Contudo, ela foi criada a partir da versão 2007 do Excel, e nos permite expandir o número de critérios a serem filtrados nas contagens, o que não conseguimos realizar com a função Cont.se. 

Logo que, a sintaxe do Cont.ses é Cont.ses(intervalo; critérios1;critérios1…). E por fim te mostraremos detalhadamente como funciona cada argumento exposto no modelo desta sintaxe:

  • intervalo_critérios1: Campo obrigatório. Representa o primeiro intervalo para avaliação dos critérios associados.
  • critérios1:  Campo obrigatório. Representa o tipo de informação que o usuário está buscando no intervalo 1.
  • intervalo_critérios2, critérios2: Este campo é opcional. Representa um intervalo adicional para incluir na contagem. Neste caso é possível adicionar até 127 critérios na mesma função.

Observe a ilustração abaixo onde há uma tabela de vendas de uma determinada empresa, com as colunas de item, vendedor, data de venda, valor e um quadro acima da tabela, onde encontram-se os resultados das pesquisas, de acordo com o critério inserido na função de contagem do Excel Cont.ses. 

4 Funções de Contagens no Excel-Cont.ses
4 Funções de Contagens no Excel-Cont.ses

Desta forma, você aprendeu como utilizar as funções de contagem “Cont.se e Cont.ses”, e vale salientar que após inserir a fórmula, você pode alterar o nome do vendedor no caso da função Cont.se, e para a função Cont.ses você poderá alterar o vendedor e o dia de venda, e assim serão atualizados automaticamente os resultados.

Resumo 4 funções do Excel:

  • 1° Função: Contar.Vazio
  • 2° Função: Cont.Valores
  • 3° Função: Cont.se
  • 4° Função: Cont.ses

Bons estudos, e caso queira deixe sua opinião e sugestão nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *