Função SE no Excel de Forma Fácil e Rápida, e sem complicação

Rate this post
A função SE, é uma das funções mais populares do Excel, ela é utilizada em diversos projetos realizados pelos desenvolvedores de planilhas. No entanto, são muitas pessoas que ainda não conhecem o poder que tem essa função. Nesta página, iremos te mostrar vários exemplos fáceis da função SE no Excel, pois ela é uma função com elevado potencial de cálculo e combinações.

Mas na verdade o que é a Função SE no Excel?

A função SE é uma das principais funções lógicas do MS Excel. Ela basicamente verifica se determinado teste é verdadeiro ou falso, e toma uma decisão como solução com base nisso. Essa função de fato traz a seguinte ideia: para um determinado teste lógico, se esse for atendido, ou seja, se a condição for verdadeira, a função retorna um determinado valor, caso contrário ela retorna um outro valor, ou seja, se a condição for falsa.

Como a Função SE no Excel funciona?  

Para entender o funcionamento dessa função é necessário entender cada um de seus três argumentos, que são eles: (teste lógico; valor se verdadeiro; valor se falso). Ou seja, com base no “teste lógico” a função SE no Excel pode retornar dois valores: “valor se verdadeiro” e “valor se falso”. Sabendo disso, aprendemos que o usuário define os critérios pelos quais a função avalia se é de fato verdadeira ou falsa. Então a função nos permite ditar o que ela retorna em qualquer um desses casos!

A sintaxe da Função SE no Excel é tão simples que torna seu conceito bastante fácil de entender:

Primeiramente iremos te mostrar a sintaxe da função que é: SE (teste_lógico; [valor_se_verdadeiro]; [valor_se_falso]). Contudo, abaixo seus argumentos detalhados:
  •  O ‘teste_lógico’: é o critério pelo qual queremos que nossa função retorne um resultado com base em se o resultado do teste é verdadeiro ou falso. Por exemplo, nosso “teste_lógico” pode ser “0 <2” ou “0> 2”. Sabemos, pelo simples exame, que a primeira seria verdadeira, enquanto a segunda seria falsa. Calma, é tão simples que você sairá desse post sabendo como utiliza-la. 
  • Os argumentos ‘valor_se_verdadeiro’ e ‘valor_se_falso’: Esses argumentos não precisam de muita explicação, pois são simplesmente valores que queremos que a fórmula retorne com base no resultado do ‘teste_lógico’. E vale salientar que esses argumentos são opcionais.
E além disso iremos mostra-lo vários exemplos práticos desta Função, conforme relatados nos textos a seguir.

# Validando dados Númericos

Vamos supor que você precisasse elaborar uma planilha para verificar se os vendedores atingiram as metas. Certamente, utilizaríamos a função SE, onde poderíamos configurar uma célula para ser nosso valor limite e usar essa referência de célula dentro do ‘argumento_lógico’. Baseado na necessidade acima, realizamos um exemplo prático de utilização da função SE no Excel, onde configuramos a fórmula para que nenhum valor fosse retornado se o valor de teste for maior que nosso valor limite, no entanto, se estiver abaixo do limite, ele retornará ‘Abaixo do limite’.

# Juntando a Função SE com E

Para unirmos as instruções SE e E, basta combinarmos as duas funções dentro da mesma fórmula. Contudo, primeiramente precisamos entender o passo a passo da Função E, uma vez que, já aprendemos o passo a passo da Função SE. Se olharmos para a sintaxe da função E, veremos que ela nos permite inserir mais de um argumento lógico a ser testado, conforme sintaxe: E (lógica1; lógica2;…), valor_se_verdadeiro, valor_se_falso).
No entanto, isso significa que podemos adicionar quantos argumentos lógicos quisermos, respeitando o limite máximo de 255. Em seguida, te mostraremos na ilustração um exemplo prático da união entre as duas condições dentro da mesma fórmula:
Como Usar a Função SE no Excel de Forma Fácil-Função SE (Ex 2)
Como Usar a Função SE no Excel de Forma Fácil-Função SE (Ex 2)
Esse exemplo nos mostra que teríamos que ter as duas condições verdadeiras, para que o fornecedor fosse aprovado no critério de pesquisa de atendimento e qualidade.

# Juntando a Função SE com OU

A função OU, nos retornará verdadeiro se um dos argumentos forem “VERDADEIROS”, caso contrario nos retornará “FALSO”,  se todos os argumentos forem “FALSOS”. Abaixo o detalhamento de cada etapa da sintaxe:
  • OU(Condição1; Condição2;Condição3)
  • OU(VERDADEIRO;FALSO;FALSO) será igual a VERDADEIRO.
  • OU(VERDADEIRO;VERDADEIRO;FALSO) será igual a VERDADEIRO.
  • OU(FALSO;FALSO;VERDADEIRO) será igual a VERDADEIRO.
  • OU(FALSO;FALSO;FALSO) será igual a FALSO.
Levando em conta que a função OU() retorna “VERDADEIRO” ou “FALSO”, juntamente com a função SE() usaremos  a função OU(), já que com a função SE() conseguimos ter uma ação, caso seja “Verdadeiro” e uma outra ação caso seja “Falsa”.
Como Usar a Função SE no Excel de Forma Fácil-Função SE (Ex 3)
Como Usar a Função SE no Excel de Forma Fácil-Função SE (Ex 3)
Esse exemplo nos mostra que teríamos que ter pelo menos uma condição verdadeira, para que o fornecedor fosse aprovado no critério de pesquisa de atendimento e qualidade.
Bons estudos, e caso queira deixe sua opinião e sugestão nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *