Gerenciar uma empresa não é fácil, por isso o empreendedor precisa desenvolver múltiplas habilidades e adquirir novos conhecimentos, um deles é aprender a fazer o diagrama de Pareto passo a passo. Sendo assim, confira a seguir o passo a passo para fazer o seu diagrama de Pareto.
5 passos para criar o diagrama de Pareto
A ferramenta que vem ganhando espaço no universo corporativo, se trata de uma técnica estática que ajuda a identificar quais processos podem levar ao sucesso para facilitar a tomada de decisões dos gestores. Portanto, conheça 5 passos para criar o seu diagrama de Pareto de forma rápida e fácil!
Contents
Em primeiro lugar, Defina seu objetivo
O primeiro passo para que você alcance bons resultados ao usar o diagrama de Pareto é definir quais os seus objetivos com ele. Com essa análise você consegue:
- Excluir desperdícios em algum setor;
- Diminuir custos operacionais;
- Equilibrar os níveis de estoque;
- Diminuir os índices de reclamações de clientes;
- Melhorar o clima organizacional da empresa;
Entre outros.
Além disso, ao usar o diagrama de Pareto você consegue identificar falhas e dificuldades de uma empresa e passar para o próximo passo.
Em segundo lugar, Reúna seus dados
Agora que você já tem o seu objetivo definido, reúna o máximo de informações necessárias. Sendo assim, você encontrará as respostas para essas perguntas.
Com as informações em mãos faça uma análise com base em um período determinado. Entretanto, o ideal é que esse prazo não seja muito curto, já que isso geraria uma diferença nos dados. Dessa forma, recomendamos que esse período seja de no mínimo, 3 meses.
Em terceiro lugar, Categorize os problemas
Nessa etapa é importante separar os problemas encontrados por categorias, como a falha no atendimento e os problemas com o produto/serviço em si.
Essa opção torna a análise de dados muito mais fácil e precisa. Ela pode ajudá-lo a concluir que 20% de uma determinada reclamação conduz a 80% de todas as queixas apresentadas.
4. Faça uma tabela com os dados – Diagrama de pareto
Depois de reunir todas essas informações, é hora de transportá-las para uma tabela. Nessa tabela você deve incluir todos os problemas encontrados, todas as possíveis causas e a porcentagem que isso representa.
O próximo passo é organizar a tabela em ordem decrescente. Em seguida, é necessário acrescentar uma coluna que determina o percentual acumulado de cada ocorrência.
5. Encontre os 20% que correspondem a 80% dos resultados – Diagrama de pareto
Agora com os dados em mãos e facilmente visualizados por meio da tabela ou do diagrama, basta analisar com que frequência cada problema se repete. Contudo, você deve mensurar que tipo de impacto ele tem nos resultados da empresa.
Em suma essas são as conclusões para ajudar a identificar o tipo de cliente que mais consome seu produto e o perfil que reclama mais. Com esse tipo de informação é possível planejar e traçar estratégias de intervenção, buscando minimizar os fatores que influenciam essas queixas.
A importância dos Dados
Quando você descobre que público corresponde a 80% de suas vendas, você tem em suas mãos uma informação valiosa e estratégica. Afinal, conhecer de onde vem sua rentabilidade é uma maneira de mantê-la em alta, por meio de técnicas de marketing e vendas focadas.
Veja como melhorar o design de suas planilhas, nesse mega artigo, confira!
Se você gostou deste conteúdo sobre o diagrama de Pareto, deixe o seu comentário e me conte como ele te ajudou. Até a próxima!