Somase – Veja esta Função a nível de detalhe e se Surpreenda!

Rate this post
Todos sabemos que o Excel é um poderoso programa que compõe os aplicativos da Microsoft, na maioria das vezes ele é usado para rotinas simples. No entanto, ele possui funções poderosas. Uma delas é a função somase que pode ser usada em somas financeiras. Dessa forma, a função somase pode ser usada para calcular taxas,  juros variáveis e entre outros. Continue lendo e saiba mais sobre a função somase.

Conheça mais sobre a função somase

Somase
Somase
Com o uso da função somase podemos dizer ao Excel as informações que ele tem que somar. Assim ele realiza tudo automaticamente. Para que isso aconteça é preciso que exista um critério pré-determinado. A partir daí, sempre que ele localizar um desses critérios ele realizará a função. Para que você entenda melhor vamos explicar detalhadamente como ela funciona. Imagine, por exemplo, que um lojista tenha uma planilha com seus custos de estoque e queira saber quais são os produtos que apresentam um número de gastos elevado e, que não podem ser obtidos em maiores quantidades. Desta forma, com a aplicação da função somase o Excel pode somar todos aqueles que custam mais do que R$30,00, e te informe qual o custo mensal desses itens. A função somase pode ainda ser usada para descobrir quais clientes compram com mais frequência em sua loja e, daí em diante criar uma lista de clientes preferenciais. Enfim, a função somase é versátil e pode ser usada em inúmeros cenários. Outra vantagem de usá-la é que ela é uma ferramenta simples. Saiba a seguir, como aplicar a função somase. Vamos lá?

Como usar a função somase

Para que você entenda melhor vamos supor que você é um lojista e que sua empresa está indo muito bem. Durante alguns meses você obteve ótimas vendas e reservou mensalmente uma margem de lucro para investir no futuro. Assim, você decidiu que agora é o momento. Consequentemente você precisa escolher corretamente onde investir seus lucros. Então para que você tire todas as suas dúvidas e escolha corretamente onde investir o dinheiro que você demorou tanto tempo para juntar vamos usar a função somase. Para começar, pegue sua planilha que contenha todos os dados de vendas anotadas corretamente separadas por dia. Com as vendas e valores especificados, você irá inserir a função somase e pedir que ela calcule os valores que você deseja saber.

Veja o Exemplo

Por exemplo, queremos saber nos últimos cinco dias qual o valor arrecadado com a venda de camisetas. Para que o Excel nos responda essa questão é bem simples: selecione uma célula vazia e digite a função =SOMASE (intervalo que você quer pesquisar; “critério do que será buscado”; intervalo de soma). A fórmula, na prática ficaria assim, =SOMASE(G10:H15;C7;H10:H15), por exemplo, se atente que o critério de busca no nosso exemplo foi a palavra camisetas que está entre aspas. Fique atento a formatação e não confunda ; com : e lembre-se de sempre colocar o termo buscado entre aspas, caso você não aponte para uma célula.
 Somase - Ex1
Somase – Ex1
Com a função somase você também pode expandir esse critério de soma e para somar critérios de vários dias. Para que isso seja possível você precisa adaptar função para conter todas as células, tanto no intervalo como no intervalo de soma. Na prática, você irá adicionar as informações de todas as colunas usadas na sua planilha. Diante disso sua fórmula ficaria assim: =SOMASE(G10:H30;C7;H10:H30). Portanto, com o uso desta função você poderia concluir durante o tempo analisado que a venda de camisetas foi maior e que seria uma opção certeira investir nessas peças.
Somase - Ex2
Somase – Ex2
A função somase pode ser usada para buscar períodos como meses, anos, temporadas entre outros. Com ela também é possível buscar critérios que sejam números brutos. A ferramenta se adapta a qualquer cenário. Se você gostou deste conteúdo deixe o seu comentário e nos conte como ele te ajudou. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *