Como Combinar essas duas Funções – PROCV e CORRESP

Rate this post
Quem nunca se deparou com a necessidade de ir um pouco mais além de um simples Procv no Excel? Neste post você aprenderá Como Combinar essas duas Funções – PROCV e CORRESP, de forma fácil e rápida.  

Entendendo a Função PROCV

Primeiramente iremos entender a sintaxe do Procv (valor_procurado;matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo]). Pois a mesma procura um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada. E como padrão, a tabela deve estar classificada em ordem crescente. Contudo, abaixo te mostraremos detalhadamente cada etapa dos argumentos da sintaxe: Em primeiro lugar, vem: Valor procurado, pois trata-se da chave a qual iremos utilizar para cruzar com outra base de dados e trazer as informações que desejamos.  Em segundo lugar: Matriz_tabela: Trata-se de todo o intervalo da tabela no qual o procv irá procurar o valor que desejamos. Em terceiro lugar: Núm_índice_coluna: Trata-se do índice da coluna a qual traremos o valor desejado, contando sempre a partir da primeira coluna da nossa matriz_tabela. E por fim: Procurar_intervalo, pois aqui indicaremos se essa função irá realizar buscas se baseando num valor exatamente igual ao proposto no atributo Valor_procurado, ou irá se basear em um valor aproximado.
Como Combinar essas duas Funções - PROCV e CORRESP
Como Combinar essas duas Funções – PROCV e CORRESP

Função CORRESP

Anteriormente você aprendeu a sintaxe do PROCV, e agora você verá a sintaxe do CORRESP, (valor_procurado; matriz_procurada; [tipo_correspondência]), pois a mesma retorna a posição relativa de um item em uma matriz que corresponda a um valor especifico em uma ordem especifica. Abaixo o detalhamento específico de cada etapa dos argumentos da sintaxe: Em primeiro lugar vem o Valor procurado que é Obrigatório. O valor que você deseja corresponder em matriz_procurada. Por exemplo, quando você procura o número de alguém na lista telefônica, está usando o nome da pessoa como valor de pesquisa, mas o número do telefone é o valor desejado. O argumento valor_procurado pode ser um valor (número, texto ou valor lógico) ou uma referência de célula para um número, texto ou valor lógico. Matriz_procurada: Obrigatório. O intervalo de células que estão sendo pesquisadas. Tipo_Correspondência: Opcional. O número -1, 0 ou 1. O argumento tipo_correspondência especifica como o Excel faz a correspondência de valor_procurado a valores na matriz_procurada. O valor padrão para este argumento é 1. Após a ilustração na prática da Função CORRESP, você aprenderá como combinar as Funções – PROCV e CORRESP.
Como Combinar essas duas Funções – PROCV e CORRESP

Unindo as Funções – PROCV e CORRESP

Neste tópico, você aprenderá a unir as funções PROCV e CORRESP, o que te levará a um nível maior no Excel. Contudo, sabemos que essa junção, é pouco explorada pelos usuários do Excel, devido a pouco conhecimento em fórmulas. Embora o  PROCV dê conta do recado na maioria dos casos. Existem situações nas quais ele sozinho não resolve o problema. E por isso, lhe mostraremos o funcionamento da Junção entre Procv e Corresp, que utilizadas juntas fazem você chegar a um nível avançado. Em fim, te mostraremos a funcionalidade das duas funções juntas, na ilustração a seguir:
Como Combinar essas duas Funções – PROCV e CORRESP
Em Resumo, você aprendeu:
  • Função Procv.
  • Corresp.
  • Como Combinar essas duas Funções – PROCV e CORRESP.
Espero que tenha gostado do post, e caso queira saber mais dessas funções acesse este Link. Bons estudos, e caso queira deixe sua opinião e sugestão nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *