Função Maximoses em um Passo a Passo, sem o Office 365

Rate this post
Os usuários do Microsoft Excel já estão acostumados com a atualização frequente do software. A função PROCX é um desses exemplos. A pouco tempo o Excel lançou mais algumas, a função MÁXIMOSES E MINIMOSE, porém não são todos os usuários que possuem a versão mais atual no Excel. Mas o que essa função faz? A função MÁXIMOSE busca, dentro de um intervalo de dados, o MAIOR valor com condição. Com ela é possível descobrir qual a maior venda de determinado vendedor. Como vimos acima, nem todos os usuários possuem a função, entretanto o Excel possui maneiras diferentes de resolver essa questão. Assim, para aplicar a fórmula MAXIMOSE vamos utilizar as funções MÁXIMO e SE no Excel para localizar o mesmo resultado que acharíamos com a MAXIMOSE. Por isso, neste post você vai descobrir um passo a passo para usar essa função no seu Excel sem precisar do Office 365.

O que é a função MAXIMOSE?

A função MÁXIMOSE retorna o valor máximo entre as células especificadas por um determinado conjunto de critérios ou condições. Então, se você já está familiarizado com o Excel você deve saber que essa função não existe em algumas versões do Excel. Pois bem, será que é possível fazer uma fórmula no Excel onde você pode obter o máximo de um intervalo dado algum critério? A resposta é SIM. É possível realizar esta conta, mas para isso é preciso utilizar uma fórmula matricial pois o Excel comum não possui a função MÁXIMOSE. Caso você utilize o Office 365, o Excel já vem com essa função, o que torna mais fácil de se entender e utilizar o que é mostrado aqui. Caso não possua, continue lendo.

O que é uma fórmula matricial?

A fórmula matricial é um recurso do Excel que é pouco conhecido. Com ele é possível realizar cálculos múltiplos a partir de um conjunto de dados, assim é possível priorizar um único resultado múltiplo. Essa opção de fórmula realiza os cálculos sobre um ou mais conjuntos que são dados, ou como são chamados argumentos da matriz. Sendo assim, cada argumento requer o mesmo número de linhas e colunas que os outros argumentos precisam para funcionar. Dessa forma, a fórmula matricial permite calcular o produto de cada membro da matriz 1 pelo campo correspondente na matriz 2, e em seguida, dividir a soma desse produto pela soma total de membros, por exemplo.

Passo a passo para criar a função MAXIMOSE

Em nosso passo abaixo, nosso objetivo é saber qual a maior venda de um vendedor e, futuramente, de outros vendedores. A sintaxe para usar essa função é: =MÁXIMO(SE(intervalo_máximo; intervalo_critérios1; critérios1; [intervalo_critérios2; critérios2];…) intervalo_máximo – O intervalo real das células em que o valor máximo vai ser determinado. intervalo_critérios1 – É o conjunto de células a serem avaliadas com os critérios. critérios 1 – São os critérios na forma de um número, expressão ou texto que definem quais células serão avaliadas como o máximo. intervalo critérios 2, critérios 2, … – Os intervalos adicionais e seus critérios associados.

Passo 1:

Para começar abra a função Máximo e em seguida adicione a função SE, então digite =MAXIMO(SE(

Passo 2:

Agora vamos comparar quais linhas possuem o nome do vendedor escolhido. Assim, selecione a coluna de nomes dos vendedores, digite o sinal de “=” e clique no nome do funcionário. Você pode digitar o nome entre aspas duplas.

Passo 3:

Agora para saber se o valor é verdadeiro, selecione os valores das vendas.

Passo 4:

Feche os parênteses: um para a função SE e o outro para a função MÁXIMO.

Passo 5:

O último passo é muito importante, para que tudo funcione corretamente pressione as teclas CTRL+SHIFT+ENTER, pois se trata de uma função matricial.

Passo a passo para criar a função MAXIMOSES com dados repetidos

Como aprendemos a função MAXIMOSES devolve para o usuário um valor maior de acordo com as condições estabelecidas por ele. Sendo assim, como vimos em nosso exemplo acima com nome de funcionário, respectivos setores, e valores de salário, é possível usar a função MAXIMOSE e obter apenas o maior valor do setor. Porém, também é possível trabalhar com a função MAXIMOSES com dados repetidos. Como muitos usuários não possuem a função MAXIMOSES o Excel nos mostra uma alternativa para replicar essa função com dados repetidos e chegar ao mesmo resultado.

Passo 1:

Para começar, abra a função MAIOR e em seguida inclua a função SE. Selecione então os fatores que serão usados sem esquecer de fixar o intervalo e compare tudo com o setor em questão.

Passo 2:

Consequentemente, sempre que o Excel realmente encontra o setor escolhido ele retornará com o valor do salário e para fazermos isso selecione todos os salários e feche o parêntese.

Passo 3:

Agora precisamos informar a posição que queremos trazer o valor, feche o parêntese e pressione simultaneamente as teclas CTRL+SHIF+ENTER, pois assim como a fórmula anterior esta também é uma fórmula matricial.

Passo 4:

Por último, arraste a alça de preenchimento para baixo para localizarmos os demais valores. Observamos com essas fórmulas que o Microsoft Excel nos possibilita fazer uma infinidade de cálculos e é desta forma que nós podemos utilizar a função MAXIMOSES com dados iguais.

Conclusão

Como aprendemos neste texto as funções MÁXIMO e SE são excelentes alternativas para a função MÁXIMOSES. Sendo assim, o mesmo procedimento pode ser realizado para encontrar o mínimo. Além disso, você também pode utilizar essa função em bancos de dados como o BDMÁX e BDMÍN. Se você gostou de conhecer essa solução para utilizar a função MÁXIMOSES no Excel sem possuir o pacote Office 365, deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *