Fluxo de Caixa Excel – Confira o passo a passo do absoluto zero

Rate this post

O fluxo de caixa é a movimentação financeira de uma empresa, dessa forma todos os valores que entram e saem do caixa durante um período precisam ser incluídos nesse fluxo. Mas como criar um fluxo de caixa no Excel?

Antes de criar um fluxo de caixa é importante lembrar que o fluxo de caixa se refere ao que aconteceu no passado, por outro lado, o termo orçamento refere-se ao futuro. Dessa forma, toda movimentação de entradas e saídas do fluxo do caixa precisam ser registradas.

Muitas empresas investem em sistemas online, porém grande parte das empresas utilizam o método tradicional com o Excel para controlar suas finanças.

fluxo de caixa excel
fluxo de caixa excel

Mas não é para menos, o Excel é o aplicativo front-end mais usado no mundo! É muito difícil encontrar uma empresa que não utiliza o Excel, principalmente no que expõe questões monetárias.

Sendo assim, o sucesso de qualquer empreendimento está ligado diretamente ao controle financeiro, pois nenhuma empresa consegue crescer sem controle e organização financeira.

Como o fluxo de caixa no Excel pode ajudar meu negócio?

Como vimos acima, a organização financeira da empresa é fundamental para um bom controle de fluxo de caixa, assim é possível avaliar e projetar o andamento da sua empresa?

Sendo assim, você poderá controlar a quantidade de ganhos e, dessa forma, investir em outras utilizações ou usar para gastos inesperados. Outro benefício do fluxo de caixa é o alcance das estimativas de pagamentos futuros da empresa.

Já pensou planejar todo o andamento da sua empresa em apenas um lugar? Com o fluxo de caixa no Excel isso é possível.

Então, se você ainda não começou a organizar esse tipo de ferramenta, é aconselhável que você comece quanto antes. Você pode começar, por exemplo, com pagamentos e recebimentos.

Com essas duas informações, você já irá conseguir se organizar muito melhor. Porém, se você deseja criar um fluxo de caixa no Excel ainda mais completo, continue lendo este texto até o seu final!

O que é o fluxo de caixa diário?

Atualmente as empresas registram as despesas e receitas apenas uma vez por mês, ou por semana, porém, o ideal é que esse controle seja feito diariamente.

Isso é ainda mais necessário em negócios com alto volume de vendas, como supermercados, lojas e outros tipos de atendimento ao público.

O fluxo de caixa diário é importante para garantir uma visão mais detalhada da saúde financeira do seu negócio. Assim, ela possibilita a correção de ações com mais rapidez e precisão, caso seja necessário.

Além disso, com o fluxo de caixa diário é possível realizar movimentações, mesmo que pequenas, que podem fazer a diferença na hora de planejar as próximas semanas ou até mesmo decisões do dia a dia.

O que é o fluxo de caixa mensal?

A gestão do fluxo de caixa diário, não anula a necessidade de um controle mensal. Esse fluxo permite que você veja a saúde financeira da sua empresa de uma maneira mais abrangente, por isso, faz com que o gestor identifique as variáveis que não notaria apenas com o processo de fluxo de caixa diário.

Além disso, um dos benefícios do fluxo de caixa mensal é entender a sazonalidade da empresa. Com uma visão mais ampla, você conseguirá perceber em quais meses a empresa tem um desempenho mais e por quê.

No final do ano, por exemplo, as vendas costumam aumentar, exponencialmente, por conta do Natal.

Entender isso lhe ajuda a não se iludir com os resultados e, assim seguindo com os pés no chão e planejando suas próximas ações com cuidado.

Como criar um fluxo de caixa no Excel do zero?

Tanto o fluxo diário quanto o mensal envolve o registro de todas as receitas e empresas de um negócio em um período escolhido. Agora, pense em anotar tudo isso em uma agenda?

No passado era assim que um fluxo de caixa era feito, porém, ao longo dos anos a tecnologia presenteou os empreendedores com métodos menos complexos e mais eficientes.

Com a informatização da gestão financeira, o processo leva menos tempo. O método mais usado para fazer o fluxo de caixa é por meio de planilhas.

As planilhas são fáceis de usar e possuem inúmeras fórmulas que facilitam o dia a dia dos gestores. Então confira abaixo como criar o seu fluxo de caixa no Excel do zero.

Passo 1: Estruturar a planilha

Para começar a estruturação da sua planilha é necessário desenvolver um cabeçalho que contenha as informações essenciais. Sendo assim, é necessário inserir em cada coluna os títulos devidos.

Entre as informações básicas que precisam conter a planilha de fluxo de caixa diário estão:

  • Valor em caixa no dia anterior ou saldo anterior;
  • Saldo do dia, total em caixa no dia;
  • Saldo atual, soma do saldo anterior com o saldo do dia;
  • Descrição das movimentações de entrada e saída;
  • Receita, valor das entradas;
  • Despesa, valor das saídas;
  • Movimento, total de entrada e saída de cada movimentação.

Essas são as informações fundamentais para o desenvolvimento de um fluxo de caixa prático e simples.

Passo 2: Formatar as colunas e incluir cores

Para agilizar o preenchimento da planilha você poderá formatar suas informações em linhas e colunas.

Para isso, basta formatar as colunas em “Saldo Anterior”, “Saldo do dia”, “Saldo atual”, “Receita”, “Despesa” como “Moeda” e a coluna “Descrição” como “Nome”.

Além dessas definições, também é possível colorir as linhas e colunas seguindo a ordem que a cor se encaixe melhor para a sua empresa facilitando a identificação da informação no momento do preenchimento da planilha.

Passo 3: Inserir a fórmula SOMA na coluna MOVIMENTO

Como é uma planilha simples, utilizaremos apenas a fórmula SOMA. Para localizar o total do “Movimento” em cada linha (diferença entre a entrada e saída), basta aplicar a fórmula na coluna “D”, para essa ação, é necessário subtrair o total de entrada do total de saídas.

Passo 4: Criar e adicionar a fórmula SOMA — Saldo do dia

Seguindo os passos anteriores, para localizar o total de “Saldo do dia”, é preciso inserir a fórmula SOMA e selecionar todos os dados da planilha referentes a “MOVIMENTO”.

Passo 5: Criar e inserir a fórmula SOMA — Saldo atual

Para localizar o “Saldo atual”, utilize a função soma e verifique a diferença entre o “Saldo anterior” e o “Saldo do dia”. Para isso, basta somar os valores de “C2” e “C3”.

Não esqueça que para encontrar o saldo anterior basta inserir o sinal de igual na linha “C” e selecionar o “Saldo Atual” referente ao dia anterior.

Para tal fim, é necessário que cada aba da planilha se refira a um dia da semana.

Se você seguir todos esses passos sua planilha estará pronta em poucos minutos. Agora basta completá-la com as movimentações diárias de caixa e acompanhar o fluxo diário.

Conclusão

Como vimos neste texto, criar um fluxo de caixa no Excel é uma ótima oportunidade de aumentar a produtividade da sua empresa. Essa ferramenta também ajuda na análise dos dados registrados no fluxo de caixa diário e mensal.

A partir da planilha de fluxo de caixa ainda é possível gerar gráficos e relatórios em poucos segundos, facilitando na tomada de decisões assertivas baseadas em dados concretos.

Agora que você aprendeu como criar um fluxo de caixa no Excel, é hora de colocar o que aprendeu em prática, não é mesmo?

Dessa forma, você consegue controlar a saúde financeira da sua empresa, com tranquilidade, evitando sustos e garantindo o sucesso e crescimento do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *