Função Seerro – 3 Lições que aprendi ao Utiliza-la!

Rate this post

Com certeza um dos problemas que você já enfrentou ao usar o Excel foi as funções aplicadas retornarem algum tipo de erro, certo? Mas, você sabia que existe uma maneira de evitarmos essa situação? Sim, isso é possível. Graças a função SEERRO, e hoje mostrarei a você 3 lições que aprendi ao usá-la. Mas, antes disso vamos entender melhor essa função!

Como funciona a função seerro?

Função Seerro
Função Seerro

Alguns usuários erram ao fazer operações de divisão de células que contenham o número zero ou com células em branco. Contudo, isso resulta em uma expressão errada, conhecida como #DIV/0!.  No entanto os erros não param por aí, outros tipos conhecidos são #N/D, #VALOR!, #NÚM!, #NOME? ou até #NULO!.

Todos esses erros são aceitos pela função. Dessa forma, o banco de dados de funções do Excel deixa disponível uma fórmula responsável pela escolha, definição de um símbolo, número ou palavra para serem retornados em caso de erro no cálculo. Sendo assim a função SEERRO pode ser usada com qualquer outra fórmula, caso o valor retorne de forma correta essa função não será aplicada.

Em seguida vamos entender como a estrutura de dados dessa fórmula funciona sua sintaxe é: =SEERRO(valor;valor_se_erro) onde:

  • Valor- corresponde ao cálculo que será realizado ou a função que será aplicada.
  • Valor_se_erro- é a expressão, número ou símbolo que deve retornar cada erro de cálculo.

Para que compreenda esta função, vamos imaginar alguns exemplos em que esta função aparece.

  1. Suponha que em sua tabela você possua alguns valores e queira efetuar uma divisão entre eles, no entanto, há um 0, que sempre retorna um erro ao realizar o cálculo.

2. Agora vamos imaginar que a frase Erro no cálculo! Para que retorne essa expressão de erro ao invés da expressão padrão aplique a seguinte fórmula =SEERRO(B5/B8;”Erro de cálculo!”), conforme a divisão das células apresenta um erro, a frase retornada será “Erro de cálculo!”.

3. Agora, vejamos que ao realizar uma divisão que contenha uma célula vazia, o mesmo erro será retornado. No entanto, vamos mudar o tipo de aparição de erro para um traço caso o resultado seja um erro.

 Conheça 3 lições que aprendi ao usar a Função SEERRO

Por mais simples que essa função possa parecer é possível aprender algumas lições ao usá-la frequentemente. Então, vamos descobrir quais são!

Em primeiro lugar: Melhoria na aparência

Por mais simples que esta função pareça, ela acaba melhorando a aparência das suas células ao mudar a aparência dos seus cálculos caso deem errado.

Em Segundo Lugar:  Diversidade de opções

Com o uso da função SEERRO você pode adicionar qualquer símbolo, palavras e até um número específico para o retorno dos diversos tipos de erros.

Em Terceiro Lugar: Divisões com o número 0 ou células vazias

E por fim a última lição que aprendi com a função SEERRO foi que ao realizar uma divisão que contenha uma célula vazia, o número zero sozinho em uma delas o resultado será um erro. Parece bobagem, mas, essa é uma lição que vai te poupar tempo ao realizar seus cálculos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a função SEERRO e as lições que aprendi ao usá-la? Deixe o seu comentário e me conte a sua opinião. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *